quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Cinema independente homenageia Nelson Rodrigues


     No último dia 27 de Agosto, aconteceu no Cine Jóia, em Copacabana, a estreia do longa – metragem “O Buraco da Fechadura”, livremente inspirado na obra de Nelson Rodrigues, autor que em Agosto deste ano completaria 100 anos. E em meio as comemorações deste centenário, o filme é mais uma das homenagens prestadas ao autor.
    O projeto, intitulado “Neocinema Rodrigues”, foi produzido pela Guapoz Produções, e idealizado por Sarah Christina Carvalho e Fernando Dias. O filme é a junção de 11 curtas – metragens de cineastas independentes que se revezam entre si nas funções cinematográficas, que nasceu da necessidade destes jovens de produzir o próprio trabalho e buscarem um caminho no cinema nacional. As histórias contadas passeiam pelo universo “rodriguiano”, sem uma ligação direta entre elas, apenas as inspirações do autor, sendo independentes entre si.
    Uma das particularidades do projeto foi que os curtas foram gravados em menos de 24 horas cada um, e a proposta de revezamento das funções dentro dos filmes valoriza vários talentos dos profissionais, além de motivar novos aprendizados, criando artistas polivalentes no mercado. A equipe contou com 14 pessoas, entre atores, diretores e outros profissionais da arte.
    No evento houve performances de trechos de alguns textos de Nelson Rodrigues antes das sessões, feitas por alguns dos atores que participaram do filme, aproximando mais ainda o público do universo que veriam na telona posteriormente. Antes do filme foi apresentado um making of do processo, onde o público pôde assistir um pouco da trajetória e do trabalho árduo destes jovens cineastas para chegarem ao resultado que apresentariam no dia. O objetivo de Sarah, produtora do projeto, é enviar o filme a festivais e mostras de cinema por todo o Brasil, e assim levá-lo ao circuito nacional.
Eu ‘tava’ montando a Valsa nº6 pro teatro(...)eu já tinha estudado de todas as maneiras a peça, e aí o Fernando Dias e a Sarah Carvalho propuseram da gente filmar a Valsa, e eu já ‘tava’ com essa ideia também, então é meio como você dorme e pensa um negócio aí vem no outro dia e alguém confirma pra você né(...) fizemos uma reunião com algumas pessoas (...) a gente já tinha várias ideias e na outra semana a gente já ‘tava’ rodando” – diz Paulinha Palmieri – “Basicamente Nelson Rodrigues fala de amor, morte e obsessão” .

     A estreia, que lotou a sala do Cine Joia, contou com a presença de artistas e profissionais da área das artes cênicas e do audiovisual, além da convidada ilustre Sônia Rodrigues, filha do autor homenageado.



Sônia Rodrigues (de amarelo, ao meio), com a equipe do filme e elenco


   Os curtas que fazem parte do projeto Nelcinema Rodrigues foram inspirados em algumas das mais conhecidas obras de Nelson Rodrigues, como A Serpente; Viúva, Porém Honesta; Álbum de Família; Valsa nº 6; Senhora dos Afogados, entre outros. O resultado é visto no longa – metragem “O Buraco da Fechadura”.

Curtas – metragens do filme:

“Unção Extrema”
“Basta”
“Suas Mãos”
“Tormento”
“Quando as luzes se apagam”
“Um só”
“Teus lábios”
“Meus quinze anos”
“Dois lados”
“Regresso”





Por Bárbara Evelyn


Nenhum comentário:

Postar um comentário