terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Teatro de qualidade em curtíssimas temporadas

   Reestreou nesta última semana o espetáculo "Édipo Rei", no Teatro Maria Clara Machado, no Rio de Janeiro.
  A peça, estrelada por Gustavo Gasparani e Eliane Giardini, conta a tragédia que deu origem ao mais famoso complexo da história.
  A peça foca nos momentos onde Édipo, já Rei de Tebas, descobre o trágico destino consumado ao qual foi conduzido. Gustavo Gasparani, encarna o protagonista com força e presença, e Eliane Giardini empresta toda sua dramaticidade e beleza a pobre Jocasta. Mas quem também rouba a cena é Fabiana de Mello e Souza, que conduz a história com seu intenso Coriseu. E não poderíamos esquecer da forte presença de Amir Haddad, como o velho Tirésias, uma interpretação que vale a pena ver, de um monstro do teatro, que há tempos não subia ao palco.
  A direção de Eduardo Wotzik mostra todo o drama dos personagens, pincelando os momentos mais importantes e ápices da história.  Por fim, a cenografia de Bia Junqueira impressiona por nos remeter ao mundo de Édipo, e de forma tão enxuta e adequada, além dos figurinos de Marcelo Olinto, belos e perfeitos, completando a ótima caracterização dos personagens.


  Outro espetáculo que estreou início do mês e também merece atenção, é "O lugar escuro", em cartaz no Sesc Copapana, RJ. A peça aborda um tema bastante delicado, o Mal de Alzeimer. Através da história de uma filha (Clarice Niskier), sua mãe (Camilla Amado), que passa a manifestar a doença, e sua filha (Laila Zaid), neta da senhora, podemos acompanhar de perto o drama dessa família, que tem que conviver com o fato de perder um ente querido para o problema  e aceitar esta condição. A direção de André Paes Leme dá ao texto de Heloísa Seixas um caminho dinâmico e interessante, tocando ao público de forma leve e ao mesmo profunda. O texto nos leva ao problema mostrando personagens tentando esconder uma realidade que já é inegável. Camila e Clarice nos levam à intensidade de suas relações, em interpretações que tiram lágrimas dos olhos. Laila fica com a leveza que a história precisa, encabeçando este trio que nos faz refletir ao sair do teatro com uma história tão sensível.


  Ambos os espetáculos ficam em cartaz só até dia 03 de Fevereiro, então vale a pena conferir.
  
Édipo Rei,  Teatro Maria Clara Machado (Planetário da Gávea), Rio de Janeiro, de Quinta a Domingo, às 21h (Domingo, às 20h).

O lugar escuro, Sesc Copabana, Rio de Janeiro, Quinta a Domingo, às 20:30h (Domingo, às 18:30).



Por Bárbara Evelyn

Nenhum comentário:

Postar um comentário