segunda-feira, 21 de abril de 2014

Debaixo dos caracóis desses cabelos...

  O Brasil é um país miscigenado, de belezas naturais, de muitas cores e formas. Grande parte da população tem naturalmente cabelos ondulados, cacheados, ou crespos. Por muitos anos, brasileiros, e principalmente, brasileiras andaram com seus fios amarrados ou esticados, alisados.
  Esse quadro vem mudando, e hoje é comum ver nas ruas, cada vez mais, mulheres assumindo seus cachos, ou seu cabelo crespo, sempre com muita atitude e estilo. É fácil encontrar tratamentos específicos para esse público. E, embora, muitas pessoas acreditem que manter o cabelo alisado é mais prático, quem se livrou da chapinha não pensa bem assim.
  Conversamos com duas mulheres que viveram a experiência de se livrar dos alisamentos, e da chapinha, para viver a liberdade de seus cachos! Jessica de Souza e Camila Fernandes, cada uma a seu modo estão em um mundo de linhas muito mais enroscadas.
  “Bom, decidi depois de uma queda de cabelo muito grande que tive devido química”, disse Jessica de Souza, respondendo por que assumiu seu cabelo afro. Antes de cortar o cabelo, ela usou tranças por seis meses. Hoje, Jéssica, diz sentir muito mais liberdade, “Me sinto mais eu, muito mais livre e bonita, claro. Eu não pretendo usar mais (química), estou muito mais feliz e livre hoje”, declarou Jessica.
  Sobre como ela mantem os fios, Jéssica responde: - A manutenção é bem delicada. No começo eu fiquei perdida sem opções de cremes porque eu ainda não conhecia meu cabelo, mas depois de tantas tentativas eu acertei. O gasto é bem razoável.
  Camila Fernandes trocou a chapinha pelo enroladinho de seus cachos. A decisão foi movida pelo alto custo para manter o cabelo liso, e também porque Camila sentia falta dos cachos. “Eu sentia falta da liberdade dos cachos já que nem pintar eu podia porque passava também Henê nos cabelos. Queria mudar, ser mais eu, poder andar na chuva, ir à piscina”, revela com bom humor.

Camila, já assumindo os cachos
Camila, quando alisava os cabelos

  Muitas vezes, quem já está acostumado com a química, tem dificuldade de abandoná-la. Para Camila, esse processo foi longo, “Quando tomei a decisão parei com henê e fiquei na progressiva porque odiava o efeito da raiz fofa”, declarou. “Depois de um tempo parei com a progressiva e fiquei fazendo toda semana escova e chapinha e sempre tirando as pontas. Mas em fevereiro do ano passado fiz o big chop e me senti mais aliviada e livre”. Ela também não pretende voltar a usar o cabelo alisado, e defende que a manutenção para o cabelo não sai mais caro, apenas, demanda mais cuidados: “Como todo o cabelo precisa de cuidados. Agora aprendi a cuidar dos meus cachos. Como o cabelo cacheado é mais seco então precisa de mais hidratações”. Afirmou Camila.
  A praticidade e a naturalidade na beleza estão em alta, e o cabelo cacheado tem sido cada dia mais valorizado pelas brasileiras. Essa moda já pegou!

Por Verônica Macedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário